(21) 2775-9056 | (21) 98858-1573

Excesso de barulho e o funcionamento do cérebro

Algumas pesquisas têm demonstrado que o limite aceitável pelo cérebro humano de barulho varia entre 51 e 65 decibéis (dB). Acima disso, já estamos expostos a problemas, como a redução da capacidade de concentração e de produção intelectual.

Se os níveis ficam entre 65 a 70 decibéis, os problemas começam a afetar a nossa resistência imunológica e há um aumento dos níveis de colesterol do sangue. A partir dos 70 decibéis, existe um risco aumentado de contrair infecções e até de infarto.

Os estudiosos já notaram que há uma clara ligação entre o excesso de barulho e o funcionamento do nosso cérebro. Quanto mais alto forem os ruídos no ambiente, mais o nosso cérebro ficará em alerta, como se estivéssemos expostos a um perigo.

Isso leva a um aumento na secreção do cortisol, o hormônio do estresse, que funciona como uma estratégia de defesa do nosso organismo. Com tanto cortisol circulando é que começam todos os problemas que enumeramos, além de inúmeros outros

Excesso de barulho e o funcionamento do cérebro

Os problemas desencadeados pelo excesso de barulho

Além do nosso cérebro, existem outras estruturas que sofrem com o excesso de barulho – por isso a lista de problemas é bem grande, como:
  1. distúrbios do sono (insônia ou sonolência diurna excessiva);
  2. aumento do estresse;
  3. perda da capacidade auditiva.
  4. alterações do humor;
  5. aumento da frequência cardíaca;
  6. surdez;
  7. zumbido no ouvido;
  8. falta de concentração;
  9. pressão alta;
  10. dor de cabeça; etc…

Para as crianças, o excesso de barulho também pode ser problemático. Afinal, se ele for contínuo e cotidiano, poderá afetar o desenvolvimento cognitivo, trazendo dificuldades de comunicação, atenção e outros problemas.

CONHEÇA O MÉTODO VALIDADO por +11.500 clientes para diminuição dos ruidos externos.

A Solução Definitiva contra os Ruídos Externos

Cases de Sucesso da Acoustic Class no estado do Rio de Janeiro

Preencha o formulário abaixo que logo entraremos em contato.